O que você gostaria de aprender? O que você faz para surpreender você mesmo ou as pessoas que você gosta?

Quem não se lembra quando se viu pedalando sem rodinhas ou pedalando sem ninguém segurando a bicicleta?

E quando você percebeu que pode se movimentar na água, nadar mesmo que desajeitadamente?

E a alegria de conseguir tocar uma música em um instrumento musical?

E descobrir um talento na cozinha ou habilidades corporais na dança ou na ginástica?

A nossa mente e o nosso corpo são uma fábrica de infinitas possibilidades.

Aprender a aprender, fazer disso um processo constante de criação e desenvolvimento de novas habilidades é um excelente caminho para a diversão garantida na sua vida. E na velhice, ainda mais.

Há quem se aventure aprendendo a usar o paraquedas ou a praticar esportes radicais. Se você quer e pode, por que não?

Ainda há muito o que aprender neste universo comum e simples, desde desenvolver novas habilidades no campo da tecnologia, aventuras na cozinha, na dança com diferentes modalidades, esportes, instrumentos musicais, canto, idiomas, plantas, meditação… enfim, infinitas possibilidades dentro e fora do nosso corpo e, principalmente, no campo da nossa consciência que se expande na medida em que estamos aprendendo algo ou reaprendendo alguma coisa.

Coloquei em prática a ideia da aprendizagem constante principalmente depois que me aposentei. Pensei: deixe me ver o que eu queria ter aprendido, mas não deu tempo de me dedicar porque eu estava focada na minha carreira, na educação dos meus filhos, na atenção aos meus pais e sogros entre as muitas coisas que uma adulta casada e com filhos costuma se ocupar.

Assim fui, com mais de 60 anos, aprender dança japonesa, a tocar bateria, piano, melhorar meus movimentos corporais e cuidar melhor do meu corpo, fazer pratos vegetarianos deliciosos como uma paella incrível (obrigada Cristina por me ensinar!), tocar Cajon, ginástica natural, aprender espanhol… e descobri que a aprendizagem é um caminho infinito e uma forma deliciosa de viver a vida criando oportunidades de ser feliz, de conviver, compartilhar e inspirar as pessoas a buscar igualmente a aventura de aprender.

Para começar, o que ajuda é não se preocupar com a opinião dos invejosos de plantão, dos críticos que perdem seu tempo julgando quem só está sendo feliz e não prejudicando ninguém.

O que você quer começar a aprender hoje? Comece agora a desfrutar da sua capacidade de aprender coisas novas, incríveis e que podem transformar a sua vida!

Compartilhe!